-
Arquitetos: moarqs
- Área: 796 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: ALPOLIC, Acnidar, Grupo Edfan, Hydro, Loma Negra, PERI, VASA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um pequeno edifício de habitação coletiva localizado no limite norte da cidade de Buenos Aires, no bairro de Saavedra, em um lote urbano de 8,66 metros de largura por 33 metros de profundidade. O projeto responde a uma volumetria que surge do zoneamento R2b2 do código de planejamento urbano da cidade, recentemente revogado.
O projeto funciona com uma estrutura de concreto independente onde pilares e vigas ficam escondidos nos diferentes fechamentos, como a empena e as divisórias internas que organizam as unidades residenciais. Um pátio vertical no centro da planta organiza a circulação e os acessos a partir de um espaço iluminado, com um álamo no centro que cresce a cada ano manifestando o ciclo das estações a partir da mudança de cor de suas folhas junto às diferenças na luz do sol em cada ciclo.
A paleta de materiais e cores é muito simples e busca a maior continuidade possível entre interior e exterior. A busca de uma fachada plana na frente urbana, produz a incorporação das expansões no próprio volume, acrescentando outro "ambiente" na parte interna. Estas "varandas internas" são distribuídas de forma escalonada para reforçar a proposta de um plano sem solução de continuidade. A fachada é completamente isolada e depois protegida com um revestimento de alumínio que corresponde a uma malha de 15 centímetros de profundidade que reforça a visualização da métrica do módulo que a conforma, e propõe uma composição visual a partir da sombra escalonada das varandas e da sombra da trama que compõe o revestimento.
Os outros materiais com os quais o projeto é construído são reflexos dos grandes painéis envidraçados que, longe de serem transparentes, produzem um reflexo sólido que varia o tempo todo com os diferentes tipos de luz que recebem ao longo do dia, além de se fazerem um contraponto à sombra profunda das varandas.